Skip to main content

Da Antiguidade aos Dias Atuais

Inicialmente extraído na Itália, durante o Império Romano, o Travertino compõe monumentos icônicos como o Coliseu e o Pantheon, sendo umas das pedras mais utilizadas na construção civil ao longo da história.

Trata-se de uma rocha calcária de cor bege, composta por calcita, aragonita e limonita. Caracterizada por bandas compactas, paralelas entre si, nas quais se observam pequenas cavidades, decorrentes da ação da água durante a sua formação.

Apesar do Travertino Italiano ser mundialmente mais conhecido e renomado, as maiores pedreiras encontram-se no México, Peru e Turquia.

No Brasil, popularizou-se nos anos 90 com o uso do Travertino Nacional – Bege Bahia – em escala comercial e com custo mais acessível que o importado.

Aplicação

É um material frágil mas de boa qualidade, que pode durar bastante tempo, se bem conservado e mantido em condições adequadas. Empregado com segurança em ambientes residenciais e comerciais como: bancadas de banheiro, lareiras, escadas, pisos, paredes, entre outros.

Os Acabamentos mais utilizados são:

 

Travertino Bruto – a rocha é apenas cortada e não apresenta nenhum tratamento adicional, deixando seus buracos aparentes. Pode ser usado como revestimento de paredes e lareiras, mas não é recomendado para pisos, paredes de banheiro, bancadas ou cubas, pois através dos seus poros penetra sujeira e água com muita facilidade, levando à infiltração.

 

Travertino Polido – neste acabamento as cavidades são preenchidas e a superfície é polida até ficar bem lisa e brilhante. Indicado para pisos, escadas, lareiras e paredes.

 

Travertino Impermeabilizado – após o acabamento, os poros da superfície são cobertos por aplicação de resina líquida, conferindo a pedra mais resistência as manchas. Muito indicado para áreas molhadas, como bancadas, nichos, paredes de banheiros e principalmente cubas esculpidas.

Deixe uma resposta

Open chat
1
Olá, que tal a gente fazer um orçamento sem compromisso? Vamos conversar?